Ugapoci

Um pouco de nossa história

A União Gaúcha dos Policiais Civis, também designada pela sigla UGAPOCI, pessoa jurídica de direito privado, é uma associação de classe beneficente, sem fins econômicos e lucrativos, com sede na cidade de Porto Alegre.

Fundada em 18 de abril de 1968, por decisão do Governo pós-revolucionário de 1964, a União Gaúcha dos Policiais Civis surgiu a partir da fusão de diversas entidades ligadas à Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, tais como, o Círculo Policial, a Associação dos Delegados de Polícia, a Caixa Beneficente dos Funcionários da Guarda Civil e a Associação dos Fiscais e Guardas de Trânsito.

Seu objetivo principal é a prestação de serviços assistenciais complementares aos que a Previdência do Estado presta ao funcionalismo. As primeiras Diretorias da Entidade disponibilizaram serviços nas áreas da medicina, odontologia e fisioterapia, utilizando o serviço de funcionários cedidos dos quadros da Polícia Civil gaúcha.

Em 1983, a nova Diretoria, recém empossada, deparou-se com determinação do Tribunal de Contas do Estado, no sentido de que, todos os funcionários públicos, cedidos e em desvio de função, retornassem as suas secretarias de origem, principalmente, os oriundos da Polícia Civil, cujo quadro funcional encontrava-se desfalcado.

A realidade daquele momento parecia desanimadora, pois o valor arrecadado nas contribuições sociais era insuficiente para a contratação dos profissionais necessários à manutenção dos serviços assistenciais básicos.

Como não poderia deixar de ser, a UGAPOCI não se curvou as dificuldades e sempre buscou ampliar o leque de atendimentos especializados na área da saúde e conta com amplo atendimento médico, odontológico, ambulatorial, laboratorial, psicológico, fisioterápico bem como auxílios anestesia e radiológico.

Hoje, com os olhos no futuro, a UGAPOCI continua crescendo, sempre com o objetivo de levar mais saúde, lazer e cultura à família policial sul-rio-grandense.